Pórtico

Pórtico

Município de aproximadamente seis mil habitantes localizado no Vale do Taquari-RS. O nome surgiu a partir da Fazenda Santa Clara, de propriedade de Antônio Fialho de Vargas. A colonização teve início em 1869. Em 1945, o nome foi mudado para Inhuverá por meio de lei governamental, nome indígena que significa campo resplandecente. Porém, em 1949, voltou a ser chamado de Santa Clara do Sul. Possui uma área de 89 quilômetros quadrados.

Santa Clara do Sul tem um espaço voltado para a cultura. O prédio de 1888, que já abrigou escola, hotel, delegacia e subprefeitura, foi completamente reformado e deu origem ao centro cultural, onde está instalado o museu e a biblioteca pública municipal da cidade.

O prédio, localizado no centro da cidade, além de valorizar a arquitetura dos antepassados, facilita o acesso da população para retirada de livros e visita a exposições de arte e artesanato. As peças do museu foram todas catalogadas. Lá a população encontra instrumentos cirúrgicos, ferramentas de trabalho usadas pelos agricultores nas décadas de 1940 e 1950, além de fotografias antigas e outras peças.

Santa Clara do Sul

Santa Clara do Sul

 

O museu também guarda relíquias dos Maragatos. A peça mais antiga em exposição no museu é um fuzil utilizado em 28 de maio de 1895, na Revolução Federalista. A arma teria sido usada por maragatos que tentavam invadir a localidade de Picada Santa Clara, interior do município, mas falhou durante o combate, sendo substituída pela arma de outro combatente que estava com a mão ferida.

O maragato ferido pediu socorro a um morador das proximidades e deixou a arma como agradecimento pela acolhida. Posteriormente, o fuzil foi doado à família de Aloísio Schneider e, mais recentemente, passou às mãos do colecionador de armas antigas Leandro Lampert, que doou a arma em 1999 para o museu. A guerra dos maragatos é um dos episódios mais marcantes da história de Santa Clara do Sul, sendo lembrada em vários logradouros públicos. A principal avenida do município faz alusão ao episódio e leva o nome de Avenida 28 de Maio.

Reconhecida como Cidade das Flores, Santa Clara do Sul se destaca pela organização, empreendedorismo e estilo batalhador do seu povo. Foi emancipado em 20 de março de 1992, tendo Paulo Renato Schabbach como primeiro prefeito. É um dos municípios que mais se desenvolve na região, sempre alicerçado por administrações que diversificam a economia, estimulam o respeito à história e valorizam a riqueza cultural.